Copa & Taça Blog

Diferenças entre os vinhos Reservado, de Reserva e Gran Reserva

Diferenças entre os vinhos Reservado, de Reserva e Gran ReservaVocê já observou nos rótulos dos vinhos inscrições como Reservado, de Reserva e Gran Reserva? Basicamente, essas classificações podem indicar a qualidade do vinho e os cuidados tomadas pela vinícola durante a produção da bebida.

 

Como regra geral, podemos nos orientar pelo fato de que os termos Reservado, Reserva e Gran Reserva, quando observado para uma mesma marca, costumam indicar que há uma escala crescente de qualidade, tanto nas uvas selecionadas como no tempo de estágio em madeira e guarda na adega antes de levado ao mercado.

 

Por exemplo, um vinho classificado como Gran Reserva normalmente será produzido com as melhores uvas de seu produtor e passará por barricas por um período mais longo, em torno de 10 a 18 meses. Já os vinhos Reserva costumam ter também contato com madeira, podendo ser em barricas ou não, por um tempo menor, talvez 2 a 8 meses. Já os vinhos classificados como Reservado podem ser os mais baratos, já que são vinhos frutados, que não passam por nenhum tipo de tratamento especial, sendo produzidos em grande escala e que estão prontos para o consumo.

 

Para saber qual o melhor rótulo para a sua ocasião em especial – almoço, jantar, festas ou happy hour – o ideal é degustar antes de comprar e bater um papo com o sommelier da adega.